Não é possível… mais trabalho!

Olá!!

Ontem postei na página http://www.facebook.com/MaerinheiraDePrimeiraViagemo link da Revista Crescer, alguém viu? Eles realizaram um bate-papo com um pediatra especialista em nutrição infantil e resolvi bisbilhotar as perguntas e respostas porque no momento esse é um assunto que me interessa. A minha pequena Valentina está com 5 meses e desde sempre ela recebe complemento de fórmula. Não mantive o aleitamento materno exclusivo pois nunca tive muito leite, ela mamava e dormia e não estava ganhando muito peso, então começamos a complementar com a mamadeira.

Para amamentar não basta querer, existem muitos fatores que influenciam nesse processo, mas hoje vamos falar da Valentina. No quarto mês iniciamos o suco de laranja e as papinhas de frutas (banana, maça e pera), tudo bem amassadinho… tipo purê. Todo dia por volta de 14hs era a hora do lanchinho e quando ela realmente começou a comer iniciei no lanche da manhã também. É uma fase nova e apesar de ser megaaaa trabalhosa é tudo muito divertido.

Seu filhote vai fazer muitas caretas, colocar tudo para fora da boca e você coloca para dentro e ele novamente para fora, ufa! No inicio eu demora quase 01 hora para fazer a Valentina comer a papinha e vocês precisavam ter visto o choro dela quando ela experimentou o suco de laranja lima pela primeira vez. Eu pensava, será que isso é normal? Minha mãe vivia me falando que “os bebes adoram o suco de laranja lima”. Não é fácil ser uma “Mãerinheira”de primeira viagem, são muitas inseguranças, não é mesmo? Mas vou dizer uma coisa para vocês, descobri que tenho um anjinho.. Rsss. As mamães no bate-papo com o pediatra especialista em nutrição infantil tem dúvidas assustadoras e seus filhotes….. Que medo deles!

Sabe o que eu fazia para a Valentina aprender a engolir? Eu colocava a papinha na boca dela e depois a chupeta, para cada colherada eu fazia isso e bingoooo hoje ela come sem a chupeta, abre o bocão e já não demoro mais tanto tempo com as papinhas. No caso dela eu percebi que é melhor deligar a Tv, músicas e qualquer fonte de distração porque tira o foco e ela acaba não comendo tudo. Outra coisa que percebi é que chega uma hora que ela começa a ficar impaciente porque a mamadeira ainda é a referência, eles se acostumam com o fluxo continuo e ai vem a irritação, então é preciso cantarolar umas musiquinhas e prender a atenção dela. É meninas, muito jogo de cintura e paciência. Digamos que essas são habilidades fundamentais na profissão de mamãe.

 Bem, quando a pequena completou 5 meses introduzimos as papinhas salgadas e agora a rotina dela ficou assim:

 * acorda e toma a mamadeira com fórmula;

* no meio da manhã ela come uma frutinha e um suco de laranja ou cenoura;

* almoça uma papinha salgada e as vezes complemento com fórmula;

* para o lanchinho ela come mais uma frutinha ou fórmula;

* Janta uma papinha salgada e

* antes de dormir ela toma mais uma mamadeira.

Quando ela está acordada vou oferecendo água e você precisam ver como ela adora! 

Ufa, você vai sentir saudade da época em que amamentava seu baby… Brincadeira! Mas vou confessar que no inicio quando comecei a fazer as papinhas, ralar as frutinhas, preparar o suco eu pensei: Não é possível… mais trabalho! Você dá uma piradinha novamente, mas como tudo na vida é uma questão de adaptação. Quando seu bebe toma mamadeira ou se você amamenta ele chora e pronto é só dar o mama e ai quando ele começa a comer você demora uns dias para pegar o ritmo de fazer a papinha rapidinho para não estressar o baby que tem fome de leão.

A papinha de fruta eu sempre preparo na hora, mas a salgada você pode fazer uma quantidade maior e usar por uns 2 dias ou até congelar para as emergências. Lembre-se que para passear nessa fase você precisará comprar uns potinhos para levar a papinha pronta (caso você vá em algum lugar que possa ser esquentado), ou comprar as papinhas prontas e dar sem culpa porque é muita função carregar o marmitex e ainda tem a questão do armazenamento. A pediatra me passou a quantidade do pote de papinha pronta como referência, mas depende muito do bebe, a Valentina hoje come uns dois potinhos e não existe ao certo uma quantidade “correta” cada bebe é um bebe e o importante é avaliar o ganho de peso.

 O que é muito legal nesse mundo maravilhoso dos bebes é que estamos aprendendo sempre com eles. Passei a comer mais frutas, legumes e verduras que estavam de lado na minha alimentação e vou te dizer… é muito mais barato que fórmula.

Quando chegar a hora de introduzir as papinhas na alimentação de seu filhote lembre-se:

  • providencie um ralador para as frutinhas;
  • para o suco é indicado utilizar somente a laranja lima;
  • compre um coador para coar o suco;
  • colheres especiais para não machucar a boca do bebe;
  • dependendo da bolsa que você comprou para seu bebe será preciso comprar uma térmica extra;
  • potinhos para congelar e guardar as sopinhas;
  • a maça vermelha tipo argentina é a mais indicada;
  • ao dar banana você tem que tirar os pontinhos pretos do miolo;
  • compre muito detergente para lavar a bagunça;
  • muito sabão para lavar as roupinhas e
  • ao sujar a roupa já coloque ela de molho porque mancha mesmo.

Hummm acho que é isso… prometo que se eu lembrar de mais alguma informação registro aqui. E as mamães que já passaram ou estão passando por essa fase não esqueçam de contribuir registrando aqui seus comentários.

Beijos!!

Deixe um comentário

Arquivado em Alimentação & Saúde

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s