É conjuntivite?

Olá! Por aqui são 02h am  e alguém resolveu acordar… acho que ela pode estar incomodada pela conjuntivite :(( Estou aqui no sofá esperando a Valentina colaborar e dormir novamente e vou aproveitando para atualizar o blog porque amanhã só Deus sabe como vai ser o nosso dia. E seu filho já teve conjuntivite?

Image

Mantendo o bom humor

A conjuntivite ocorre quando uma infecção, um alérgeno ou algum outro agente irritante inflamam a membrana transparente que cobre a parte branca do olho e o lado de dentro da pálpebra (chamada conjuntiva). À medida que o sistema imunológico da criança tenta combater a infecção, o olhos dela poderão lacrimejar ou ficar cheios de secreção (cheios de remela).  (Foi assim que percebemos que tinha alguma coisa errada com a Valentina, depois de 1 minuto que limpávamos o olho dela a secreção verdinha se formava rapidamente no cantinho do olho).

Caso seu recém-nascido pareça estar com conjuntivite, fale com o médico o quanto antes, já que isso pode ser uma infecção séria para uma criança nesta fase. O tratamento vai depender do tipo de conjuntivite que o bebê tem, coisa que só o médico é capaz de identificar. A doença é muito incômoda, mas em poucos casos é grave. Lembre-se: A água boricada, que era usada antigamente nos olhos, não é mais indicada pelos médicos, devido ao risco de intoxicação. O ácido bórico pode ser absorvido e causar lesões. Use soro fisiológico ou água filtrada para compressas e para limpar as secreções.

Conjuntivite viral

A conjuntivite viral geralmente passa sozinha em, mais ou menos, uma semana. O pediatra vai recomendar que você mantenha a área limpa passando uma gaze com água filtrada, água mineral ou soro fisiológico (uma gaze em cada olho, se os dois estiveram infectados). Se a conjuntivite não der sinal de melhora em uma semana, volte a falar com o médico.

Conjuntivite bacteriana

Se for uma infecção bacteriana, o médico vai receitar um colírio antibiótico para pingar nos olhos do bebê. Ao aplicar, tente mirar no canto do olho quando seu filho fechar os olhos. Quando ele os abrir, o remédio vai acabar escorrendo para dentro. ( a conjuntivite da Valentina é bacteriana e por aqui vamos aplicando o colírio de 3/3 horas e é uma negociação to tipo: uma gotinha e a mamãe te dá uma bala #vidademãe!!!)

Lave bem as mãos antes e depois de cuidar dos olhos do bebê e nunca use o mesmo remédio que já tinha em casa. Medicamentos antigos provavelmente não são mais estéreis e podem piorar a infecção. Será preciso comprar um colírio novo. (nós compramos e como é um colírio antibiótico vc vai precisar de receita médica)

Use gaze e água filtrada ou mineral, ou ainda soro fisiológico, para limpar as casquinhas que se formam em volta do olho do bebê. Não use água boricada, que não é mais indicada pelos médicos para esse tipo de tratamento.

É verdade que conjuntivite pega fácil?

Sim. Tanto a forma viral quanto a bacteriana são extremamente contagiosas. Para impedir que a doença se espalhe pela casa, lave as mãos sempre que terminar de cuidar dos olhos do bebê e mantenha as toalhas, roupas e roupa de cama dele separadas das do resto da família, além de lavá-las com frequência. Seu filho também não vai poder frequentar a escolinha ou a creche enquanto estiver com conjuntivite. (lá, lá, lá… nessas horas vc odeia a escolinha porque sabe que muito provavelmente foi lá que ele pegou a “pereba”, mas também valoriza cada centavo que paga porque ficar o dia todoo com os pequenos não é fácil)

Para mais informações indico o BabyCenter

3 Comentários

Arquivado em Alimentação & Saúde, Vida de mãe

3 Respostas para “É conjuntivite?

  1. melsavi

    Quer dizer que a madrugada foi uma aventura, mãerinheira? Ahhh, melhoras!

  2. Daniela

    A Beatriz já teve 2 vezes, é isso mesmo….aff…mas só a primeira foi mais forte, mas já no terceiro dia não tinha quase nada. Da outra vez, acho q durou um dia apenas, no segundo quase não tinha secreção. Os cuidados foram os mesmos, dureza era acordar de madrugada para pingar o colírio, pq durante o dia até que na maioria das vezes ela aceitava bem. Melhoras para a Valentina!!! Beijos, Dani

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s