Como evitar os enjoos na gravidez

 “Cerca de 70% das mulheres grávidas sentem enjoos no primeiro trimestre da gestação, no entanto, algumas sofrem deste problema durante toda a gravidez.” fonte

Quem esta passando por essa fase ou já passou sabe que é barraaa, os enjoos na gravidez são bastante comuns e são mais frequentes durante o primeiro trimestre. Eu lembro que na parte da manhã os enjoos eram bem mais intensos e atribuo ao fato do período noturno sem ingerir nenhum alimento (não dá para comer dormindo né? rss). Para mim esse momento era um drama, levantar, tentar comer algo, na hora de escovar os dentes então (uiiiii!) eu tinha que contar até 10 e às vezes conseguia evitar o vomito. Depois eu seguia para o trabalho dirigindo e me concentrando muito para não fazer um fiasco no transito, e só depois do almoço eu realmente ficava “bem”. O pior (e isso eu sempre falo para as grávidas), não era vomitar, mas sim ficar com aquela sensação de enjoo. Só de lembrar já me dá um arrepio! Bem, no meu caso depois do primeiro trimestre eu raramente ficava enjoada com alguma coisa, ehhhhh!!

Você sabiam que:  “os enjoos durante a gravidez devem-se às alterações hormonais, e algumas grávidas sofrem deste problema com mais frequência do que outras, a maioria das vezes os enjoos são completamente inofensivos para a gravida e para o bebê, no entanto, em algum caso podem constituir um problema que causar a desidratação da mulher, foi o que ocorreu com a duquesa Kate Middleton.” fonte

 

Existem alguns cuidados que a mulher pode ter para atenuar os enjoos, confira:

* Coma biscoitos água e sal antes de levantar da cama. Durante a noite fica muitas horas sem comer, e os enjoos tendem a agravar-se com o estômago vazio, leve alguns biscoitos de água e sal para a mesinha de cabeceira da sua cama e come 2 ou 3 antes de se levantar; (eu comecei a fazer isso e ajudou muito)

* Coma pouco mas várias vezes ao dia, o estômago demasiado cheio dificulta a digestão e pode aumentar o mau estar e os enjoos, coma de 2 em 2 horas; (eu não tinha essa disciplina)

* Evite alimentos gordurosos, muito condimentados e alimentos doces; (ops! cheguei a comer uma barra de chocolate sozinha, mas fritura eu evitava sempre)

* Evite deitar logo após comer, se não tiver contra indicações médicas depois das refeições principais faça uma caminhada de 5 a 10 minutos; (não tente fazer isso, principalmente nos últimos meses de gravidez porque parece que vc vai morre sem ar!)

* Beba bastante água ao longo do dia, a água é fundamental para evitar uma série de problemas durante a gravidez e atenuam os enjoos; (sim, eu andava grudava com uma garrafa)

* O gengibre é um dos melhores alimentos para combater os enjoos na gravidez, prepare um chá ou então compre rebuçados e balas de gengibre, já existem algumas marcas que comercializam este tipo de doces, específicos para grávidas; (Ohhh, que legal!!)

Espero que gostem das dicas, bjs!!

fonte de apoio

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

