Sangramento pós-parto

Olá Meninas,

Acho que já falei em algum post que temos uma amiga grávida  e por isso tenho lembrado e pensado na minha gravidez. Lembrei de um episódio difícil e resolvi compartilhar com vocês. Eu sempre soube que existia o sangramento pós-parto, na época uma amiga já tinha me alertado que ela  ficou “menstruada” durante uns 30 dias seguidos após o parto. O fato é que no meu caso não foi bem assim.

Vamos lá… a Valentina nasceu na terça e na quinta recebi alta. Na maternidade eu estava  “amamentando”  e a Valentina deveria ter uma boa reserva porque não estava faminta nas primeiras 48hs, mas quando cheguei em casa (na quinta)  tudo mudou e ela começou a mamar continuamente. Na sexta tive sérios problemas (feridas no peito por amamentar de forma “errada”) com a amamentação e a Valentina tomou sua primeira mamadeira. Sábado eu consegui amamentar e complementar com mamadeira e domingo consegui começar a amamentar para valer (tipo.. só peito). Ok, na segunda de noite comecei a sentir muita cólica e minha médica já tinha me alertado que a amamentação ajuda o útero a contrair e começar a retornar para seu tamanho “normal”. Eu estava sentada amamentando e sentindo essa cólica e de repente senti como se estivesse fazendo xixi na calça. Pedi para o meu marido pegar a Valentina e fui no banheiro rapidinho porque pensei que era alguma coisa com a bexiga, mas não, era muito sangue saindo de uma vez só ( na cor vermelho vivo), limpei tudo, troquei o absorvente e voltei a amamentar e ai passaram uns 10 minutos e senti novamente uma “enxurrada” chamei meu marido correndo e ele pegou a Valentina e corri para o banheiro e ele para internet. Na hora eu pensei que iria morrer, é sério mesmo… parecia filme de terror aqui em casa, os absorventes pós-parto não deram conta do recado. Foi muito sangue e coágulos enormes saindo rapidamente. Eu estava tomada por aqueles malditos hormônios do pós-parto, liguei para minha médica e ela disse que era “normal” e eu acatei, mas vou confessar que hoje sinto raiva porque sei que não foi normal.

Fiquei muito fraca e depois da questão “amamentação” estar quase superada fisicamente e emocionalmente (tive problemas para amamentar durante dois dias que pareceram eternos porque sofri para caramba!!!) veio todo esse sangramento que sugaram minha energias e mais uma vez fiquei mega frágil e abalada (repito: pensei que iria morrer!!).

Acho que se isso acontecer após a próxima gravidez vou correndo para a emergência da maternidade e ai quero ver se ninguém vai fazer nada vendo aquele sangue todo que não foi contido por nenhum mega absorvente.

Depois de uma madrugada apreensiva e muita cólica o episódio se repetiu mais uma vez de forma moderada e depois disso eu usei carefree durante mais alguns dias e acabou o sangramento pós- parto (tbm né, foi muito sangue de uma vez só que não sobrou mais nada). Confiram o texto do baby center e alguns comentários:

O que é o sangramento pós-parto?

Toda mulher tem sangramento vaginal depois de ter um bebê. É o corpo eliminando o material que revestia o útero durante a gestação. É como uma menstruação, com um fluxo mais intenso, às vezes irregular. Essa secreção também recebe o nome de lóquios. À medida que o útero vai se contraindo e voltando ao tamanho normal, a intensidade do sangramento diminui, e a cor também muda: de vermelho vivo para rosa e depois para amarronzado ou amarelado.

Quanto tempo esse sangramento dura?

Para algumas mulheres, dura só duas ou três semanas; para outras, até seis. O sangramento vermelho vivo deve ir embora depois de no máximo duas semanas. Se não for, é sinal de que talvez você esteja abusando das atividades. Reduza seu ritmo. Caso nos dias seguintes o fluxo continue intenso e bem vermelho, fale com o médico. (acho que posso ter abusado das atividades, tenho mania de arrumação e pensando bem a Valentina nasceu na terça (cesárea)  e no sábado eu já estava varrendo a casa).

Há algo que eu tenha de fazer?

Não. A única providência é ter em casa, antes de ir para a maternidade, uns dois ou três pacotes de bons absorventes noturnos. (Leia mais sobre de quantos absorventes você vai precisar depois do parto.) Você pode levar um pacote para a maternidade, para o caso de não gostar do tipo fornecido pelo hospital. Absorventes internos não podem ser usados nas primeiras seis semanas do pós-parto, porque podem levar bactérias para o útero e causar infecções.

Quando devo me preocupar? Procure o médico se o sangramento:

• exigir a troca de mais de um absorvente por hora (isso aconteceu comigo)

• continuar muito intenso e vermelho depois da segunda semana

• de repente ficar vermelho e intenso de novo depois da segunda semana, e não melhorar com o repouso

• tiver coágulos grandes (maiores que uma bola de pingue-pongue) (sim! Isso tbm aconteceu comigo, viram.. dá próxima vez saio correndo para a maternidade sem pensar duas vezes!)

• tiver um cheiro ruim, ou se você tiver febre e/ou calafrios. (tive calafrios e me senti mega fraca)

É raro, mas algumas mulheres sofrem da chamada hemorragia pós-parto secundária. Se você tiver uma hemorragia muito intensa depois que o fluxo já tinha diminuído (precisando de mais de um absorvente por hora), procure imediatamente o médico, mesmo que não haja coágulos. Pode ser um sinal de que um pedaço da placenta acabou ficando dentro do útero, ou de que o útero não está voltando ao tamanho normal como deveria. Também procure ajuda médica imediatamente se estiver sangrando e sentir que vai desmaiar.

Para mais informações: clique aqui

* Desculpas os “detalhes”, mas estamos aqui para isso!! Bjs!!

6 Comentários

Arquivado em Gravidez, Vida de mãe

6 Respostas para “Sangramento pós-parto

  1. melsavi

    Eu não cheguei a ter grandes sangramentos de uma só vez, mas fiquei quase um mês usando absorvente. O que foi que o Google diss quando vocês fizeram a busca pra ver o que era? hehe fiquei curiosa!! beeijo!!

    • Chiara

      Então, vimos esse artigo do baby center, mas como minha médica disse para eu ficar calma que era “normal” aceitamos! Fiasco!! Nunca mais!!

  2. Eu quase morri depois do meu parto, minha hemorragia começou 3 horas após o parto,até então,tudo estava bem, começei a sentir a pressão baixar, delirei, perdi a visão e logo depois começou a hemorragia, meus coágulos eram enormes e a dor, era a mesma do parto, meu útero contraía, os médicos forçavam meu ventre pra o coágulo sair, eu conseguir ver u pedaço depois tõ grande,que achei que era um fígado, fui levada pra sala cirúrgica, passei meio dia de UTI por precaução,mas começei a reagir, fiquei internada 8 dias, por 2 das não vi,nem amamentei minha filha, meu seio empedrou, minhas plaquetas baixaram demais, com a perda de sangue, quando eu ia receber transfusão,milagrosamente, as plaquetas subiram. Sofri muito, o que contei aqui foi um resumo, por muito pouco tive uma depressão pós parto, eu começei a delirar, inventar coisas, tentava decorar o rosto da minha filha,por que sabia que ia desmaiar e depois do desmaio,tinha certeza que teriam roubado-a…

  3. Vanderlaine

    Estou com 12 dias de uma Cesaria e estou tendo um sangramento vermelho sera qui.e.normal

  4. Jeniffer

    Oie o meu sangrou normal , nem muito e nem pouco um sangre normal mesmo e tenho 12 dia de parto e já parou o meu sangramento será que e normal ??

  5. liliancristina15@gmail.com

    Esse assunto me causa estranheza até hoje, meu filho está para completar um ano e eu não sei o que houve realmente comigo. Tive parto normal, ao levantar da cama onde pari perdi muito, muito, muito sangue. A pessoa que me acompanhava disse ser normal, tudo bem! Tenho talassemia e por isso trato anemia há bastante tempo. Na gestação nos preparamos deixando a anemia reduzida ao máximo sabendo que poderiamos ter uma queda brusca de hemoglobina, só não pensei que tanto assim.
    Ao sentar na cadeira para sutura de uma laceração natural de pele (pouca coisa) senti que o mundo acabar e fomos ao quarto com o baby para eu repousar. Dormi instantaneamente. Meu sangramento foi insignificante no primeiro dia. Pensei ser normal porque já havia perdido tanto sangue… Não dei importância. Enquanto minha colega de quarto se revirava com facilidade eu não podia me mexer de dor no abdome até que no segundo dia expeli um coágulo do tamanho de uma bola de randbool (!!!!!!!!). Chamei as enfermeiras, nenhum médico veio me ver. Depois algum tempo elas voltaram dizendo que era normal. Senti um grande alívio quando expeli aquele coágulo porque a dor SUMIU completamente. Ainda hoje nao sei o que houve.

Deixe um comentário